PODCASTS COMO INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Luciene Pessotti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Liziane Jorge Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Botechia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Pinto Huhn de Azevedo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jessica Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cecília Torezani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rebeca Tavares Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo aborda o uso de podcasts e plataformas digitais, tais como o Instagram®, como ferramentas inovadoras para a comunicação de conteúdos didáticos-científicos durante a pandemia da Covid-19. O uso destas ferramentas foi feito por docentes e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. A partir da formação de grupo de estudos, criado no março de 2020, e coordenado pela professora Dra. Luciene Pessotti, reunindo as professoras Dra. Liziane Jorge, Dra. Flávia Botechia, as alunas Paula Pinto Huhn de Azevedo, Jessica Costa, Cecilia Torezani e Rebeca Tavares iniciaram-se as atividades. O grupo foi denominado Andança® e objetivou divulgar o conteúdo de seus debates através de plataformas digitais e de podcasts. O uso de podcasts com conteúdos didáticos-científicos tem sido usado antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, em cursos de diferentes áreas de conhecimento. Pesquisas recentes apresentam resultados satisfatórios destas ferramentas. O grupo Andança® refletiu e divulgou os impactos da pandemia do SARS-CoV-2 no contexto da arquitetura e urbanismo a partir do debate de artigos científicos, livros e projetos de pesquisa. Serão apresentados os temas abordados nos episódios de podcasts, o alcance e perfil de ouvintes. Reflete-se, ainda, a importância e resultados da interação professor/alunos nos processos contemporâneos de ensino-aprendizagem.

Referências

AGAMEZ LUENGAS, Saskia et al. Aplicación de nuevas tecnologías de la información en la enseñanza de la medicina. Salud, Barranquilla, Barranquilla, v. 25, n. 1, p. 150-171, June 2009. Available from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-55522009000100013&lng=en&nrm=iso. access on 21 Feb. 2021.

ALVES, Aline da Silva; VEIGA, Viviane Santos de Oliveira. Repositórios: conceito, tecnologia e aplicação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT, 2016. 76 p.

BOTECHIA, Flávia. Atlas Urbanístico. Vitória: UFES, 2020. Disponível em: https://atlasurbanistico.com.br/. Acesso em: 07/03/2021.

COMO USAR O PRINCÍPIO DE PARETO EM SUA ESTRATÉGIA PARA REDES SOCIAIS. Blog Rock Content. 9 de out. de 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/principio-de-pareto-para-redes-sociais/. Acesso em 15 de mar. 2020.

ESPÍRITO SANTO, SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO ESPÍRITO SANTO - SECOM (2020). Painel COVID-19 Estado do Espírito Santo. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/. Acesso em 05 de agosto de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE (2020) Aglomerados subnormais 2019: Classificação preliminar e informações de saúde para o enfrentamento à COVID-19. Rio de Janeiro, Diretoria de Geociências. Coordenação de Geografia e Meio Ambiente., 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101717_apresentacao.pdf. Acesso em: 08 de julho de 2020.

MAGALHÃES, Amanda Júlia de Arruda. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica. 2020. 44 (sup.1) : e0163, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v44s1/1981-5271-rbem-44-s1-e163.pdf. Acesso em 15 de mar. 2020.

O QUE É PODCAST? SAIBA TUDO SOBRE OS PROGRAMAS DE ÁUDIO ONLINE. Techtudo. 30 de dez. de 2019. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/o-que-e-podcast-saiba-tudo-sobre-os-programas-de-audio-online.ghtml. Acesso em 15 de mar. 2020.

OPEN KNOWLEDGE BRASIL - OKBR (2020) Índice de Transparência da COVID-19 2.0. Disponível em: https://transparenciacovid19.ok.org.br/. Acesso em 02 de agosto de 2020.

PESSOTTI, Luciene et al. O Desenho Urbano como Instrumento na Prevenção ao Crime (Relatório Final). Vitória, FAPES; UFES, 2016.

PINEIRO-OTERO, Teresa; CALDEVILLA DOMINGUEZ, David. Podcasting didáctico: Una aproximación a su uso en el ámbito de la universidad española. SAPIENS, Caracas , v. 12, n. 2, p. 14-30, dic. 2011. Disponible en http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1317-58152011000200002&lng=es&nrm=iso. accedido en 21 feb. 2021.

ROSSIT, Rosana et.al. Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre Educação Interprofissional (EIP): narrativas em foco. Revista @Interface: Comunicação, saúde e educação. 2018; 22(Supl. 2): p.1511-23. DOI: 10.1590/1807-57622017.0674. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2018.v22suppl2/1511-1523/. Acesso em 21 jul 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Portugal: Almedina, 2020.

TAVARES, Rebeca. Terceira onda da Pandemia de COVID-19 em Portugal: novas percepções dos espaços. ANDANÇA. 17 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://andancap.wixsite.com/my-site-2/post/terceira-onda-da-pandemia-de-covid-19-em-portugal-novas-percep%C3%A7%C3%B5es-dos-espa%C3%A7os. Acesso em: 07/03/2021.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Pessotti, L., Jorge, L., Botechia, F., Azevedo, P. P. H. de, Costa, J., Torezani, C., & Tavares, R. (2021). PODCASTS COMO INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 5(8). Recuperado de https://cihjurv3.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/1490